O Estudo longitudinal da saúde dos idosos de 2018 informou que 70% dos idosos brasileiros possuem alguma doença crônica.
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? São aquelas de progressão lenta e longa duração, que muitas podem acompanhar o paciente ao longo de toda a sua vida. Silenciosas ou sintomáticas, atingem a qualidade de vida dos pacientes e representam risco.
.
Entre as principais doenças crônicas estão: as cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas (bronquite, asma, rinite), hipertensão, câncer, diabetes e doenças metabólicas (obesidade, diabetes, dislipidemia).
.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são responsáveis por 63% das mortes no mundo. No Brasil, são a causa de 74% dos óbitos.
.
Em que pese a minha ressalva sobre não ser da área médica, nas leituras que fiz e faço e na vivência diária em casas geriátricas e com idosos, posso afirmar que com algumas exceções, estas doenças crônicas são evitáveis, através de cuidados e atenção à prevenção.
.
Não se vincula uma única causa, mas ao conjunto de condições de saúde e de hábitos diários. Além disto, o Ministério da Saúde informou que as principais DCNT (doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, diabetes mellitus e neoplasias) possuem quatro fatores de risco em comum: atividade física insuficiente, alimentação não saudável, uso nocivo de álcool e tabagismo.
.
Vamos ser honestos: nós sabemos o que deve ser feito para evitar o surgimento das doenças crônicas... e por que não fazemos?
Comments